Intercâmbio e Educação.

|

Intercâmbio é o termo genérico para descrever todos os tipos de estudos no exterior de uma forma mais abrangente.

“Em sua descrição básica, Intercâmbio é a realização de uma viagem ao exterior com o objetivo de conhecer os costumes, tradições, tecnologias e o idioma de um país estrangeiro, ficando hospedado na casa de uma pessoa nativa daquele local. O estudante geralmente não conhece a pessoa com quem vai se hospedar e também não fala o mesmo idioma que ela.” Essa é a definição do Wikipédia.

Eu estava pensando em um texto para escrever, então minha mãe me mostrou uma revista que fala apenas sobre intercambio, que é a revista “MegaZine” do dia 26 de agosto de 2008, e lá eu vi alguns cursos e outras coisas muito interessantes mesmo.

Hoje em dia pensar no futuro é um ato comum, ou seja, pensar em ter uma boa base de educação para que em um futuro você possa somar pontos no seu currículo. Algumas empresas oferecem diversos tipos de cursos para qualquer idade. Como eu tenho 14 anos, eu estava pesquisando curso de idiomas e high school.

Os principais locais em que pessoas que se interessam em fazer intercambio são os países mais tradicionais (EUA, França, Inglaterra...) mas o que poucas pessoas sabem é que países emergentes como a Austrália e a Nova Zelândia são grandes pólos estudantis. Nesses países a educação é levada muito mais a sério do que no Brasil a mesma é levada.

Após algumas pesquisas eu descobri que a Finlândia é o país onde existe a melhor educação em todo o mundo. Engraçado é ver que os países famosos não estão no topo dessa lista, mas se for procurar em países poluidores, consumistas, dentre outras coisas você os verá lá nas primeiras posições.

Não precisa pensar muito para perceber que a educação é uma das saídas para o Brasil se tornar um país melhor. Com ela nós teremos menos garotos de rua roubando, por não terem outra opção, a vida vai ser melhor, o país vai ser melhor. Em meio a tantos problemas o nosso presidente ou até mesmo os governadores parecem querer resolver problemas com medidas que todos sabemos que não terão efeito, um exemplo é a redução da maioridade penal, a mesma não vai acabar com a violência, pode até piorá-la.

A escola onde eu estudo é uma escola da universidade do estado do Rio de Janeiro a famosa UERJ. Sabiam que a faculdade tem direito a 6% do orçamento do estado, só que já faz um tempinho que eles não recebem nada. E os reajustes? Já é uma falta de reajuste de 66,6%, que é muita coisa mesmo.

Enfim, eu quis mostrar a vocês um pouco do que é o intercambio e também algo sobre o que sei de educação.

Obrigado por nos visitar e volte sempre.

Beijinhos,

De Gabriel Medeiros

1 comentários:

Unknown disse...

bastante útil!*--*