Vida x Dinheiro

|

E se você soubesse que aquilo que você veste foi produzido através do trabalho escravo? Você se importaria? Quer dizer, você deixaria de usar as suas belas roupas porque se preocupa com as pessoas que estão sendo exploradas?

Eu resolvi escrever esse texto porque algo tem me incomodado muito nesses últimos dias, e eu queria compartilhar com vocês, e ver se alguém se propõe a nos ajudar a arrumar uma solução.

Depois de um seminário de geografia sobre imigração e depois de conhecer as roupas feitas de garrafa pet, eu não consigo mais vestir uma roupa, por mais simples que ela seja sem pensar nos bolivianos.

Então você me pergunta: “O que tem os bolivianos?”

E eu respondo: Os bolivianos trabalham nas fábricas de roupa, lá em São Paulo, na maioria das vezes os seus patrões são coreanos muito preocupados em ganhar dinheiros e que nem se importam nem um pouco com as condições de (sobre) vida dos seus “funcionários” (seria mais adequado chama-los de escravos); os bolivianos trabalham e moram no mesmo lugar; vivem trancafiados e não podem nem mesmo ver a luz do sol! Ganham aproximadamente R$30,00 por mês, caramba, são TRINTA REAIS, ele passa o mês inteiro com isso, enquanto você gasta a mesma coisa quando vai ao shopping. Eles ganham R$0,50 numa blusa que você compra a R$35,00, isso é justo? Um ser humano explorar outro pra ficar rico é justo? Eu não acho que seja, e não entendo como alguém pode se sentir feliz e satisfeito com o seu dinheiro sabendo que pra isso ele teve que submeter outras pessoas a doenças, a miséria, a tristeza. Não dá pra entender, não dá pra se conformar!

Pode ser até que você pense que se os bolivianos não forem explorados os preços subiriam muito (o que de fato não justifica), mas não, isso não aconteceria. É possível dar um salário para os trabalhadores sem nem alterar os preços dos produtos, mas diminuiria muito o lucro! E é claro que ninguém está se importando com a condição de vida do outro, o que importa é o próprio bolso...

Você acha isso certo? Você acha mesmo que é melhor continuar comprando, comprando e comprando, ficando cada vez mais lindinho, cada vez mais arrumadinho, fazendo sucesso nas festas por causa das suas roupas, mesmo que pra isso centenas de homens e mulheres sejam escravizados? Pense nisso, pense nas coisas que você consume, somos nós que podemos mudar as coisas, nós somos o futuro e nós podemos mudar o mundo.

Se você quiser conhecer as roupas feitas de garrafa pet também: www.cicloambiental.com

3 comentários:

Anônimo disse...

oi, realmente adorei o post.
muita gente não tem noção disso tudo e de como são escravizados os bolivianos.

acho que o melhor mesmo seria aumentar o salário deles. e lógicamente, blusas de garrafa pet rocks! *o*' eu amo aquela sua *.*'

arm... tchau :3 aushiuoheashesaiu'

Fernanda Pedrosa disse...

eu acho que sinceramente a maioria das pessoas nunca pensaria em algo assim. Não as culpo porque não é algo facil de se imaginar:"olha pessoas são exploradas por essa blusa lindinha." Apesar de saber da exploração dos bolivianos eu não entendo como isso pode mudar, ok se as pessoas custurassem as suas proprias roupas mas por Deus quem atualmente tem tempo e/ou sabe faze-lo?

Mas eu ainda sim estou ao seu lado e quero fazer algo p isso mudar. nãos ei como alguem consegue explorar outra pessoa, de verdade;

Thiago disse...

eu acho que devíamos mandar um e-mail para o fantástico que adora fazer polêmica.
ou organizar um boicote, ou tentar divulgar isso, ou sei lá .-.
quer dizer, as chances de qualquer uma desas coisas dar certo são mínimas, mas ficar parado só sabendo é pior neh?! tipo, às vezes nós [ou pelo menos eu, mas acho que n sou o único] usamos nosso tempo para coisas tão inúteis, só tentar não custa nada